7 dicas para fazer a gestão de funcionários terceirizados

7 dicas para fazer a gestão de funcionários terceirizados

Vamos falar neste artigo de como fazer a gestão de funcionários terceirizados. Veja abaixo como motivar funcionários terceirizados, a relação de gestão de pessoas e terceirização, além de outras dicas.

 

Gestão de funcionários terceirizados

Todos sabem que é importante fazer a gestão dos seus funcionários, sejam eles terceirizados ou não. Afinal, são eles que determinam o sucesso do seu negócio.

Ter funcionários motivados é fundamental para atingir resultados maiores e melhores. E isso significa mais lucro e dinheiro entrando no caixa da empresa.

Porém, algumas pessoas ainda não perceberam a importância de fazer uma boa gestão dos seus funcionários terceirizados, só dando atenção aos funcionários orgânicos.

Isso pode impactar negativamente o desempenho de sua equipe e os resultados do seu negócio.

Gestão de pessoas e terceirização

Mesmo que a maior parte da gestão dos funcionários seja responsabilidade da empresa terceirizada, somente um trabalho em conjunto entre as empresas fará com que o desempenho dos funcionários terceirizados alcance resultadores melhores.

É de responsabilidade da empresa contratada treinar e qualificar o colaborador, isso é fato. Mas somente com a união dos esforços que veremos um colaborador motivado, que dá resultados maiores e que alcança seus objetivos.

Para te ajudar nessa jornada, preparamos uma lista com algumas dicas de como fazer a gestão dos seus funcionários terceirizados.

Veja abaixo as 7 dicas para fazer a gestão de funcionários terceirizados:

1. Sensação de pertencimento

Algumas empresas tratam seus funcionários terceirizados como se fossem um “time B” da empresa.

Isso, obviamente, resulta em funcionários com baixo desempenho e que sentem excluídos.

A melhor forma de mudar isso é tratá-los como um funcionário comum — com apenas alguns cuidados, que falaremos mais abaixo.

Uma boa maneira de começar é apresentando a empresa para o novo colaborador terceirizado, assim como fazemos na integração de novos colaboradores CLT.

Apresente o negócio para eles, permitam que eles conheçam a empresa e a sua importância dentro da organização.

O colaborador enxergará o seu papel no todo, vai entender as expectativas que a empresa possui nele e assim poderá desempenhar um serviço com muito mais resultados.

2. Integração com a equipe

Você já se perguntou “como motivar funcionários terceirizados”?

Essa é uma pergunta válida que muitos gestores possuem. Mas a verdade é que não precisa existir diferença no modo em que você trata seu funcionário terceiro dos demais.

Assim como mencionado na dica anterior, o principal ponto que você deve focar é fazer a integração de toda sua equipe, sejam eles funcionários orgânicos ou terceirizados.

Uma equipe que se relaciona bem cria um clima mais agradável, desenvolve confiança entre as pessoas e, consequentemente, produz resultados melhores vindos desse engajamento coletivo.

Incluir o funcionário terceirizado em todas as reuniões de equipe, por exemplo, é um bom modo de mostrar a sua importância e transmitir que ele faz parte do todo —  além de garantir que ele esteja alinhado com os objetivos da equipe.

Se todos estiverem em sintonia, enxergando o mesmo objetivo, sua empresa terá um trabalho mais otimizado e assertivo.

3. Estabeleça metas

Não há problema nenhum em definir metas para colaboradores terceirizados, assim como existem metas para os outros colaboradores.

Afinal, você contratou um novo funcionário para desempenhar um serviço. Para garantir que este serviço seja executado da melhor forma possível, é natural que existam meios de medir a performance do profissional. Assim surgem as metas.

Por isso, não tenha medo de definir metas para o seu funcionário terceirizado. Porém, garanta que ele tenha os mesmos recursos e tempo de capacitação do que os demais funcionários.

Aliás, a próxima dica é justamente sobre isso.

4. Treinamentos e capacitação

Não importa se a administração do colaborador terceirizado é de responsabilidade da empresa contratada. Existem algumas especificidades do seu negócio que somente você sabe.

Então, quando você for dar algum treinamento para seus funcionários orgânicos, não esqueça de incluir os terceirizados também.

Se você fornecer alguma especialização para sua equipe de limpeza, por exemplo, não esqueça de incluir todos os colaboradores da equipe de limpeza terceirizada.

Afinal, se todos estão na mesma equipe, é necessário que todos saibam das mesmas coisas, estejam todos em sintonia e, principalmente, aptos para desempenhar o serviço com a melhor capacitação possível.

Além disso, receber treinamento e capacitação é uma ótima maneira de motivar seus funcionários, e profissionais motivados possuem melhor desempenho —  e isso inclui também os colaboradores terceirizados.

5. Acompanhe o desempenho

Não adianta nada você treinar e definir metas para seus colaboradores se você não medir em seguida o desempenho deles.

Afinal, esta é a única forma de medir se eles tiveram resultados melhores ou piores. Como sempre, isso também inclui os funcionários terceirizados.

Por isso, não deixe de fazer o acompanhamento dos resultados do seu funcionário terceirizado —  afinal, foi justamente por isso que você definiu as suas metas.

Então, acompanhe os resultados dos seus colaboradores terceirizados da mesma forma que você acompanha dos outros funcionários.

6. Dê feedbacks constantes

Os funcionários terceirizados precisam de feedbacks tanto quanto qualquer outro funcionário.

Aliás, não faria sentido definir metas e fazer o seu acompanhamento, se em seguida você não der o feedback ao colaborador, seja positivo ou negativo.

Dar feedback aos seus funcionários terceirizados é natural e esperado. Por isso, não fique com medo de realizar essa atividade tão importante de gestão.

Lembre-se somente de que o trabalhador terceirizado deve ser visto mais como um parceiro do que como um subordinado direto. Isso é um ponto importante, sobre o qual deixamos o tópico abaixo reservado para este assunto.

Mas antes disso, vamos a última dica da lista.

7. Valorize conquistas individuais e de equipe

Às vezes, com a correria do dia a dia na empresa, esquecemos de parabenizar os colaboradores por suas conquistas.

Mas sempre que possível, lembre-se de reservar um tempo para avaliar o trabalho da sua equipe e demonstrar valor para o resultado alcançado, incluindo dos funcionários terceirizados.

Se eles participaram diretamente no resultado da equipe, merecem o reconhecimento tanto quanto os demais funcionários.

Isso gera engajamento na equipe e estimula a motivação de todos.

E caso haja um desempenho acima da média de algum profissional terceiro, não deixe de valorizar e celebrar a sua conquista individual, assim como você faria para qualquer outro colaborador.

Premie bons resultados e estimule a continuidade do trabalho acima da média.

Colaboradores que tem seu trabalho reconhecido costumam ser mais comprometidos e entregam resultados ainda melhores, já que sentem o seu desempenho valorizado.

Cuidado com a subordinação

É muito importante você seguir essas 7 dicas para fazer uma boa gestão e motivar os seus funcionários terceirizados, bem como toda sua equipe.

Porém, existe um detalhe que você precisa tomar cuidado.

O gestor do funcionário terceirizado deve sim supervisionar, monitorar e apoiar o seu colaborador. Porém, o seu vínculo na empresa deve ser tratado mais como uma parceria, e não como uma forma direta de subordinação.

Reclamar na justiça que existe um vínculo empregatício com a empresa contratante é uma das maiores causas de reclamação trabalhista no Brasil. Por isso, deve-se tomar cuidado ao lidar com seus colaboradores terceirizados.

A melhor forma de garantir sucesso em sua gestão é fazer com que exista uma relação de harmonia e produtividade entre seus funcionários orgânicos e terceirizados.

Assim, você garante um bom desempenho de todos, criará uma boa relação de trabalho com os colaboradores e evitará futuros problemas para sua empresa.

Final

Fazer a gestão de funcionários terceirizados pode parecer um desafio na teoria, mas na prática você percebe que é possível desenvolver uma relação harmoniosa em que todos saem ganhando.

E se você estiver procurando uma empresa de terceirização de mão-de-obra para ajudar a encontrar o seu funcionário ideal, conte com a Prompt para te ajudar!

Atuamos há mais de 22 anos com serviços de terceirização e contratação de colaboradores, tanto temporários como efetivos.

Trabalhamos com empresas de diversos segmentos, como: escritórios, condomínios comerciais e residenciais, hospitais, instituições de ensino, academias, indústrias, entre outros.

Você pode falar conosco através da nossa Página de Contato. Será um prazer ajudar o seu negócio a crescer!

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu