8 motivos para você terceirizar os serviços da sua empresa

8 motivos para você terceirizar os serviços da sua empresa

Leia este artigo até o final e descubra os 8 motivos do porquê você deve terceirizar os serviços da sua empresa.

 

O que é terceirização?

A terceirização é um modelo de negócio que permite que uma empresa contrate uma outra empresa para realizar algumas atividades do seu negócio para ela.

Geralmente, são aquelas atividades que são consideradas mais “genéricas”, como a área de portaria e os serviços de limpeza.

Atualmente, a lei da terceirização permite que qualquer setor de uma empresa possa ser terceirizado, seja ela uma atividade-meio do negócio ou uma atividade-fim. 

Motivos para terceirizar

A terceirização de serviços possui muitos benefícios, sendo o principal deles a redução dos seus custos.

Isso ocorre porque você deixa de se preocupar e de investir em áreas não-essenciais para o seu negócio, focando somente em seu core business.

Além disso, os benefícios da terceirização vão além do valor monetário. Ela permite mais qualidade nos serviços, já que as empresas terceirizadas geralmente são especialistas nas atividades que desempenham.

Veja agora 8 motivos que mostram porque você deve terceirizar os serviços da sua empresa:

1. Redução de custos

Como já falado, o principal motivo é a redução direta dos custos da sua empresa.

Um funcionário terceirizado geralmente custa menos para a empresa do que um terceirizado.

Além disso, não haverão mais gastos com materiais necessários para desempenhar determinados serviços, como produtos de limpeza e equipamentos de vigilância, por exemplo.

2. Menos horas extras

Quando falamos sobre substituição de colaboradores em caso de ausência, tratamos de um dos maiores problemas que as empresas sofrem.

Se ela não possui um serviço de terceirização na portaria, por exemplo, ela precisará pagar horas extras a um colaborador caso seu substituto falte, ou ficará com aquele posto descoberto.

Quando há a terceirização dos serviços de portaria, a empresa terceirizada é responsável por substituir este colaborador ausente.

E como eles são especialistas neste serviço, possuem pessoal e equipamentos para fazer essa substituição de forma ágil.

3. Diminuição de passivo trabalhista

Passivos trabalhistas são as dívidas que uma empresa possui devido a problemas nos pagamentos de encargos sociais e do não cumprimento de obrigações trabalhistas.

Quando uma empresa contrata um serviços de terceirização, a empresa terceirizada ficará encarregada de realizar estes pagamentos aos funcionários.

Ou seja, é um gasto a menos para a empresa contratante, que não precisará se preocupar mais com multas ou pagamentos de tributos sobre estes profissionais.

4. Economia em Convenções Coletivas

Na maioria das funções, as empresas terceirizadas possuem a sua própria CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para a categoria.

Isso possibilita a redução de custos derivados de dissídios coletivos de salário, compensando mais do que ter um funcionário próprio nessas funções.

Mas os benefícios da terceirização vão além dos monetários. Veja a seguir alguns fatores importantes que também valorizam a terceirização dos serviços.

5. Aliviar as áreas administrativas

Um dos benefícios da terceirização é que ela ajuda a “desafogar” alguns setores da empresa, como as áreas de RH e DP.

Afinal, eles não precisarão de se preocupar mais com o recrutamento, seleção, admissão, demissão e pagamentos destes colaboradores.

Todas essas atividades ficarão sob responsabilidade da empresa terceirizada, dando mais liberdade a estes setores da empresa.

6. Controle financeiro

Terceirizar permite que a empresa tenha um valor fixo de pagamento todos os meses, sem variações.

Essa despesa fixa permite mais organização no fluxo de caixa da empresa e não traz surpresas no fim do mês.

Quando comparamos com funcionários próprios, sempre há uma variação em seus pagamentos, já que eles podem fazer horas extras, ganhar benefícios, comprar equipamentos, entre outros.

7. Foco no negócio

A terceirização de atividades não essenciais para o seu negócio permite que você foque somente naquilo que realmente importa.

Você pode desempenhar um trabalho muito melhor e que traz muito mais retorno financeiro se focar somente no core business do seu negócio, deixando as áreas não-essenciais para a empresa terceirizada.

Isso significa não só uma redução de custos, mas mais dinheiro entrando no fim do mês.

8. Gestão mais eficiente

Quando você terceiriza os serviços da sua empresa, você deixa de ser o responsável por aquelas atividades e passa a ser o gestor delas.

Ou seja, sua função deixa de ser “fazer acontecer” e passa a ser “cobrar para que aconteça”. 

O seu trabalho se torna muito mais fácil e eficiente quando você só precisa administrar o serviço da empresa terceira, ao invés de lidar com toda a parte burocrática dos colaboradores.

Cuidados na hora de terceirizar

Sempre faça uma pesquisa sobre a empresa a ser contratada, recolhendo depoimentos de outros clientes dela e avaliando seu histórico no mercado.

Verifique se ela possui condições de atender todas as necessidades do seu negócio e se o valor dela está dentro do ofertado pelo mercado.

Mas cuidado nessa hora, pois dinheiro não é tudo aqui. Suspeite de valores muito abaixo do praticado pelo mercado, pois podem significar problemas no futuro.

Além disso, lembre-se sempre de definir todas as atividades e responsabilidades das tarefas, tanto suas como da empresa terceirizada, e registrar isso em um contrato.

Final

Como você pode ver, há muitos benefícios em terceirizar os serviços do seu negócio.

Ela permite não só uma economia em diversas áreas da sua empresa, como também mais eficiência e qualidade nos serviços e nos processos.

E caso você tenha alguma dúvida ou necessidade quanto a este assunto, conte com a Prompt para te ajudar!

Atuamos há mais de 22 anos com serviços de terceirização e contratação de temporários.

Trabalhamos com empresas de diversos segmentos, como: escritórios, condomínios, empresas públicas e privadas, hospitais, escolas, faculdades, academias, indústrias, entre outros.

Se tiver interesse em saber mais, fale com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar o seu negócio a crescer!

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu