Limpeza Industrial na pandemia: benefícios além da saúde

Limpeza Industrial na pandemia: benefícios além da saúde

Com a disseminação da Covid 19, a limpeza industrial feita por profissionais especializados é essencial não só para preservar a saúde de colaboradores e clientes, mas para a garantia de sobrevivência do próprio negócio.

Desde março de 2020, o mundo enfrenta mudanças drásticas, onde os procedimentos de limpeza e desinfecção passaram a ocupar o topo da lista das estratégias empresariais para combater a disseminação da Covid 19.

No caso das indústrias isso é ainda mais evidente, já que fornecem produtos a uma infinidade de consumidores. Diante da pandemia, os cuidados para evitar qualquer tipo de contaminação na indústria precisaram ser redobrados com a adoção e o aperfeiçoamento de metodologias e processos.

Profissionalismo em alta

A limpeza industrial tem características diferentes daquela realizada em outro tipo de estabelecimento.

Precisa ser feita obrigatoriamente por empresas certificadas como a Prompt Serviços, e por profissionais devidamente treinados e equipados.

Diante da complexidade do cenário é de extrema importância que os profissionais envolvidos no trabalho de limpeza industrial entendam a importância do papel que desempenham para conter a disseminação do vírus.

Com mais de 22 anos na área, a Prompt acredita que somente a real valorização desses profissionais e a humanização dos processos são capazes de fazer a diferença numa situação emergencial como a que enfrentamos.

Limpeza Industrial x Desinfecção

A finalidade dos processos de limpeza e desinfecção  é a mesma: eliminar os contaminantes microbiológicos e/ou patógenos, como é o caso o coronavírus.

Apesar disso, essas ações são feitas em etapas diferentes.

Uma limpeza bem feita, com a utilização de germicida certificado remove a sujeira aparente e promove uma higienização de 95% dos antígenos. Porém a limpeza, por si só, reduz o número de bactérias presentes, mas não é o suficiente para eliminar vírus e fungos.

A desinfecção acontece após a limpeza e prepara os ambientes para as suas atividades. Evita principalmente a disseminação de microrganismos responsáveis pelas infecções.

É uma das formas mais eficazes de combater a disseminação da Covid 19.

Há várias formas de se fazer um processo de desinfecção, sempre de acordo com as características de cada indústria, o número de colaboradores e os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias.

Mas o fato é que hoje, qualquer lugar onde exista grande circulação de pessoas precisa obrigatoriamente passar por desinfecção com uma regularidade bem maior do que se fazia antes de 2020.

Procedimentos na indústria 

Cada indústria exige metodologia, equipamentos e produtos de limpeza e desinfecção de acordo com a sua atividade, produção e fluxo de pessoas.

Independente do mercado e do setor em que atuam, os sanitaristas recomendam que as indústrias priorizem a limpeza de pisos e bancadas, uma vez que o vírus pode sobreviver por dias em superfícies de plástico, metais, vidros e até tecidos.

Para maior produtividade é fundamental a utilização de equipamentos e máquinas.

Em qualquer ambiente é preciso aumentar a frequência da limpeza e desinfecção, com máxima atenção às áreas de contato como maçanetas, corrimão, áreas de apoio, fechaduras, botões de elevadores, interruptores, controles remotos, torneiras e outros.

O mesmo vale para a limpeza de máquinas e equipamentos. Sem a limpeza adequada, além da grande possibilidade de se tornar um foco de contaminação, o maquinário perde a eficiência e sofre um desgaste prematuro, o que interrompe a produção e gera gastos com manutenção.

Riscos da contaminação cruzada na limpeza industrial

Outro problema que exige reforços nas indústrias é o risco de contaminação cruzada.

Segundo a ANVISA, a contaminação cruzada acontece quando há transferência de contaminantes de um local, superfície ou alimento para outras superfícies por meio de utensílios, equipamentos e das mãos.

Isso exige que todas as áreas de grande fluxo de pessoas sejam rigorosamente higienizadas, especialmente existir contato com as mãos, o que inclui a desinfecção das mãos com álcool 70% e o uso de luvas, quando a atividade permitir.

Limpeza e produtividade

Estudos realizados em todo o mundo comprovam que a limpeza e desinfecção no setor industrial promovem saltos significativos na produtividade.

Quando realizadas corretamente, além de proporcionar um ambiente de trabalho muito mais estimulante e acolhedor permitem controlar a produção com mais eficiência, evitam a contaminação microbiológica e garantem a segurança de todas as instalações.

Independente do processo de limpeza e desinfecção adotado em cada indústria é importantíssimo que todas as etapas sejam controladas e devidamente documentadas.   Essas informações servem de orientação e base para controle de tudo o que precisa ser feito a seguir.

O uso dos Equipamentos de proteção Individual (EPIs) é absolutamente indispensável e dispõe de novas metodologias de uso e descarte. Da mesma forma, a checagem na ANVISA do registro dos produtos utilizados dará mais segurança aos processos.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Se você quer saber mais sobre serviços de limpeza e desinfecção industrial fale com a Prompt.

A empresa coleciona histórias de sucesso em mais de duas décadas. Atende indústrias de diversas áreas, características e portes.

Envie uma mensagem ou deixe seu contato. A Prompt tem pessoal preparado e metodologia adequada que você precisa para trabalhar tranquilo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
FALE COM O SETOR COMERCIAL
Prompt Serviços
Fale com o setor comercial
Solicitação via formulário Clique e inicie uma chamada telefônica (SP) Clique e inicie uma chamada telefônica (GRU) Clique para iniciar o Chat Online Clique para enviar um e-mail