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Como não errar com terceirização de portaria e limpeza

A terceirização de portaria e limpeza traz ganhos estratégicos importantes para as empresas como economia de recursos e melhorias no sistema de gestão. Mas como não errar na escolha da empresa terceirizada? Como ter mais produtividade com terceirização de serviços essenciais? É o que a Prompt aborda nesse texto.  

Quando empresas de qualquer área optam por utilizar serviços terceirizados estão em busca de soluções para dinamizar a gestão e tornar mais barata e eficiente as suas operações. No caso dos serviços de portaria e limpeza – seja em condomínios ou em qualquer outro estabelecimento – os objetivos se tornam ainda mais evidentes.

Embora sejam aparentemente simples, essas funções são absolutamente essenciais e merecem todo cuidado no momento da escolha, tanto no que se refere à empresa de terceirização de portaria e limpeza, quanto ao perfil dos profissionais que irão prestar o serviço.

Nesse post, a Prompt Serviços traz dicas valiosas para você evitar os erros mais comuns na contratação de uma empresa de terceirização e o que é preciso considerar nesse processo para evitar problemas legais, seja nessas áreas ou em outra atividade.

Acompanhe.

1 – Pesquise, pesquise e pesquise. 

Ao escolher uma empresa de terceirização leve em conta não só o valor a ser investido, mas os serviços cobertos pelo contrato, a documentação e licença específica para a atividade, o tempo de mercado e, é claro a opinião de outros clientes. E lembre-se: seu melhor aliado será sempre um contrato bem feito.

2 – Análise

Faça uma análise fria e objetiva de toda sua operação para detectar o que de fato sua empresa quer e precisa. Tenha em mente quais serviços necessários e o número de pessoas para esse trabalho, para não contratar a mais, ou a menos e com isso não ter o retorno esperado.

3 – Gerencie os processos

Mesmo quando a empresa contratada oferece supervisão especializada como é o caso da Prompt, procure manter um funcionário de confiança para acompanhar o trabalho e a entrega da equipe terceirizada. Isso é muito importante e fortalece a parceria.

4 –Negocie com moderação

Fique atento aos detalhes da negociação e evite excessos de “economias”. Para baratear ainda mais os custos, muitos gestores passam a regatear demasiadamente os valores da prestação de serviço e com isso inviabilizam o serviço e acabam por afastar as empresas sérias e verdadeiramente comprometidas com a qualidade. Tudo tem limite.

5 – Valorize o perfil psicológico e valores

A seleção de profissionais para compor os quadros funcionais requer, especialmente nos dias atuais, além da devida capacitação técnica e do atestado de antecedentes criminais, uma análise mais apurada do perfil psicológico, princípios éticos, valores e principalmente estabilidade emocional dos candidatos.

A empresa que fará o recrutamento e a seleção desses profissionais, precisa ter critérios rígidos de avaliação, especialmente quando se trata de profissionais de portaria, limpeza e segurança que vão conviver diretamente com as pessoas no ambiente empresarial e com o público visitante.

6 – Priorize os treinamentos

E tenha o máximo de informações sobre o conteúdo e a metodologia utilizada nos treinamentos realizados pela empresa que está contratando.

A realização periódica de treinamentos é fundamental para garantir a qualidade dos serviços em qualquer atividade, especialmente portaria, segurança e limpeza, que lidam de forma direta e indireta com o público.

A maneira correta de abordar as pessoas que circulam no ambiente de trabalho e a garantia de segurança são apenas alguns pontos que merecem aperfeiçoamento constante e, consequentemente, treinamento e supervisão frequente.

7 – Trabalhe com cronograma

Convoque a empresa prestadora de serviços para elaborar um cronograma em conjunto. O ideal é que o cronograma de atividades seja elaborado logo no início da parceria. O cronograma de trabalho das equipes terceirizadas também é fundamental para o bom desempenho dos colaboradores fixos e para as chamadas reservas técnicas de profissionais que realizam o atendimento em caso de falta, férias, licenças, etc.

8 – Documente tudo e analise corretamente a produtividade

Para ter um retorno realmente positivo com a terceirização de portaria e limpeza é preciso abandonar análises de produtividade meramente intuitivas. Portanto, fundamente suas ações com base na coleta de dados.

Para isso, adote metodologias e procedimentos que possibilitem decisões mais assertivas e diminuam as chances de equívocos que levam a erros e prejuízos. A Prompt poderá ajudar você na implantação dessas metodologias de controle.

9 – Conheça a lei (13.429/2017)

A lei determina que o pagamento dos colaboradores bem como os devidos recolhimentos sejam feitos pela empresa prestadora de serviços. No entanto, hoje existe a Responsabilidade Solidária: a empresa contratante deverá quitar os direitos não pagos pela prestadora de serviços caso ela não honre com seus compromissos.

Se a prestadora de serviços não efetuar o pagamento das verbas salariais devidas ao empregado, a responsabilidade será transferida na sua totalidade à tomadora de serviços, ou seja, a responsável solidária.

Ao contratar uma empresa terceirizada ou de trabalho temporário é sempre muito importante averiguar sua capacidade financeira, sua idoneidade e exigir garantias. E ainda solicitar mensalmente os comprovantes de pagamento do FGTS e GPS.

10 – CLT e vínculo empregatício

Todos os direitos trabalhistas dos colaboradores terceirizados são garantidos pela CLT. Assim, benefícios como férias, horas extras e o 13º salário continuam a ser pagos.

O vínculo empregatício agora é de responsabilidade da prestadora de serviços e não mais da empresa contratante. Assim, caso haja alguma questão trabalhista, o funcionário deverá entrar na justiça contra a empresa que de fato o contratou.

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Se você tem dúvidas e pensa em contratações temporárias ou terceirizadas, conte com a Prompt! Com mais de 22 anos de experiência, a Prompt e sua equipe de profissionais especializados ajudará você na busca da melhor solução para sua empresa.

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Este post tem 6 comentários

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