Como a satisfação dos clientes garante a força e a longevidade das empresas e das marcas

Como a satisfação dos clientes garante a força e a longevidade das empresas e das marcas

Como a satisfação dos clientes garante a força e a longevidade das empresas e das marcas. Em tempos de altíssima competitividade, garantir a satisfação dos clientes a partir dos seus desejos e expectativas são as melhores saídas para a sobrevivência dos negócios.

 

Responda rápido: o que leva um cliente a voltar a contratar os serviços da sua empresa ou a comprar novamente seus produtos num mundo de competição cada vez mais acirrada?

A resposta é simples: o nível de satisfação.

Mas satisfação do cliente é algo bem mais abrangente que o simples ato de voltar a comprar.

É o sentimento gerado a partir da experiência dos clientes em relação aos serviços oferecidos.

Mas isso tudo requer mudanças constantes nas estratégias, especialmente diante de um cenário complexo e inesperado como o de 2020 e 2021, que levou a maioria das empresas a uma verdadeira catarse.

 

O que num passado não tão distante era considerado uma boa estratégia, hoje pode não surtir efeito, independente da área ou atividade exercida.

Perderam o protagonismo as estratégias que visam apenas a conquista de novos clientes.

O mercado hoje exige que cada vez se trabalhe a partir da perspectiva do cliente, ou seja, que se entenda profundamente suas necessidades e expectativas a respeito do produto ou serviço que é oferecido, dentro uma visão mais ampla, holística, e não apenas numérica.

Mais do que dados, pessoas

Quando falamos em entender a perspectiva ou o “Foco do Cliente” vamos além dos dados que formam o seu perfil.

No mercado de 2021 as pesquisas precisam considerar não apenas números e padrões comportamentais, hábitos ou gastos financeiros dos clientes, mas também as emoções e sentimentos.

E são as emoções e sentimentos que movem as experiências de compra e conduzem todo o relacionamento futuro.

É bom lembrar que, ainda assim, não existe cartilha ou fórmula mágica. Afinal, estamos lidando com necessidades e desejos humanos.

Parceiros na solução de problemas

O trabalho com o “Foco do Cliente” permite que eles passem a enxergar as empresas como parceiras solucionadoras de problemas.

Uma estratégia bem alinhada entre as necessidades dos clientes e os objetivos da empresa pode gerar um potencial incrível de satisfação e proporcionar muito mais que uma venda para o negócio: um cliente apaixonado e fidelizado pela marca.

A Prompt trabalha exatamente dentro destes objetivos.

E investe na busca por elementos que ajudem a entender o que cada um dos clientes quer e precisa para desenvolver o seu negócio, seja por meio de recrutamento ou terceirização de mão de obra.

Isso levou a Prompt a um outro patamar no mercado brasileiro ao longo desses 23 anos.

Estratégias e técnicas

A Prompt tem plena consciência de que para tudo existe estratégia e técnica.

Até mesmo para manter o cliente satisfeito. Algumas são fundamentais.

Veja a seguir:

1 – Solucione o problema do cliente. Sempre. Impreterivelmente. Neste processo é importante que esteja sempre em busca de feedbacks ou retornos.

Como? Perguntando a eles.

E nada mais apropriado do que uma pesquisa de satisfação bem feita. Preste atenção nos comentários, reações e comportamento dos consumidores

2 – Faça auto avaliação. É muito importante ainda olhar para a sua empresa e fazer uma análise sistemática para descobrir onde ela pode estar falhando

3 – Preocupe-se cada vez mais com a qualidade no atendimento

4 – Melhore a velocidade do atendimento. Alguns atendimentos podem esperar, outros não, e se você não puder atender a uma urgência de seu cliente, certamente ele irá encontrar um concorrente que o faça.

5 – Cumpra os prazos rigorosamente

6 – Descomplique os processos. Invista em processos e ordens de serviço simples, claras e de fácil acesso

7 – Invista num pós-venda eficiente

Deixar de fazer um pós-venda adequado é um erro fatal. O pós-venda é tão importante quanto a venda em si para os clientes quanto o processo de venda em si.

No entanto, muitas empresas deixam seus clientes insatisfeitos por não perceber que a venda indica apenas a primeira etapa do relacionamento com o cliente. Este relacionamento precisa continuar, seja para abrir caminho para o fechamento de novas vendas ou mesmo para a indicação da empresa para amigos e conhecidos.

Por isso, é indispensável que o cliente tenha suporte em todas as dúvidas que possam surgir sobre o produto ou serviço contratado.

E lembre-se: o nível de satisfação dos clientes em relação a sua empresa vai garantir a longevidade da sua marca.

Portanto pesquise e invista em canais de atendimento eficientes tanto nas vendas como pós-venda e na criação de uma equipe que ajude seus clientes a ter sucesso.

A observação desses fatores fará com que sua empresa se diferencie dos concorrentes e os clientes atuem como promotores e defensores da sua marca.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
FALE COM O SETOR COMERCIAL
Prompt Serviços
Fale com o setor comercial
Solicitação via formulário Clique e inicie uma chamada telefônica (SP) Clique e inicie uma chamada telefônica (GRU) Clique para iniciar o Chat Online Clique para enviar um e-mail