Como funciona a Terceirização de Portaria: tudo o que você precisa saber

Como funciona a Terceirização de Portaria: tudo o que você precisa saber

A terceirização de portarias é uma tendência em vários lugares, como em condomínios residenciais e comerciais. Veja abaixo como funciona a Terceirização de Portaria e tudo o que você precisa saber a respeito antes de contratar este serviço.

 

O que é terceirização de portaria?

A terceirização de portaria é quando alguma empresa contrata um serviço externo para ser o responsável pela sua portaria, ao invés dela própria gerenciar essa atividade.

Essa empresa externa será responsável por contratar e administrar os profissionais que atuarão na portaria ou recepção, respeitando sempre as determinações específicas de cada cliente.

Deste modo, a empresa terceirizada será responsável pela seleção, contratação, pagamento e todos os encargos trabalhistas do profissional.

Este é um serviço que pode ser contratado por diferentes empresas, como condomínios empresariais, fábricas, edifícios residenciais, entre outros.

Como funciona a terceirização de portaria

A terceirização de portaria é um serviço especializado realizado por porteiros capacitados para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Ou seja, embora o serviço seja parecido, podem haver funções diferenciadas para cada empresa, edifício ou condomínio.

Além de controlar a entrada e saída de pessoas, os porteiros terceirizados também podem fazer o controle de entrada e saída de materiais e equipamentos.

Nos serviços de terceirização de portaria, os profissionais também podem fazer atendimento do telefone da portaria e prestar orientação, atender pedidos de informações, recepção e até mesmo executar serviços de vigilância.

Não importa se for um edifício residencial, algum comércio ou um condomínio comercial, a terceirização de serviços de portaria pode ser executado em qualquer lugar, sempre levando em consideração as condutas predeterminadas pelo cliente, assegurando a ordem no prédio e de seus ocupantes.

Esta é uma tendência no mercado em geral, que está contratando cada vez mais esse tipo de serviço. Muitos síndicos e administradores de condomínios preferem contratar empresas terceirizadas de portaria do que ser o responsável pelo funcionário que fará este serviço.

Mas por que tantas pessoas estão contratando empresas de terceirização de portaria?

Vantagens da terceirização de portaria

Não é a toa que muitas empresas e condomínios utilizam os serviços de terceirização de portarias. Existem muitos pontos positivos em adotar essa prática.

Veja agora algumas vantagens em fazer a terceirização da sua portaria:

1. Recrutamento e seleção facilitados

A empresa terceirizada será responsável pelo recrutamento e seleção dos funcionários, o que tira essa atividade do antigo administrador encarregado pela portaria.

2. Reposição de faltas

Uma das maiores dificuldades de quem possui funcionários próprios na portaria é a substituição deles em caso de falta. Muitas vezes o síndico ou algum zelador tenta cobrir essa função, o que pode ser incômodo e ineficiente.

Já a empresa terceirizada é responsável por cobrir a ausência do seu profissional em casos de falta, o que é uma mão na roda para manter o serviço da sua portaria com extrema eficiência.

3. Menos burocracia e mais eficiência

Ter um serviço terceirizado de portarias indica menos problemas para lidar e mais eficiência nos processos, pois a empresa terceirizada que será 100% responsável pela administração da sua portaria. Isso significa também que você terá somente o papel de avaliar e cobrar.

Além disso, por serem especialistas no ramo, a empresa terceirizada possui experiência para tornar tudo mais rápido e eficiente.

4. Gestão de funcionários otimizada

Com menos funcionários para cuidar, o síndico ou administrador só terá o papel de avaliar o serviço prestado, não sendo necessário cuidar de assuntos relativos aos funcionários, deixando tudo isso com a empresa terceirizada.

5. Economia em equipamentos

Com a terceirização, os uniformes, rádios e celulares para comunicação não são mais problemas do síndico, bem como a sua manutenção.

Ou seja, isso significa menos custos para a empresa e menos preocupações para o administrador, já que a empresa terceirizada pela portaria que assumirá essas despesas.

6. Prevenção e economia com problemas trabalhistas

Com a terceirização de portaria, os funcionários ali serão contratados através da empresa terceirizada. Isso significa que você estará prevenido de eventuais passivos trabalhistas.

Além disso, todo o pagamento e administração pessoal deste funcionário será da empresa contratada.

7. Mais segurança e qualidade

Quando você contrata uma empresa terceirizada, isso significa que eles possuem experiência neste ramo, seja para encontrar profissionais qualificados ou para treiná-los.

Isso significa mais segurança e qualidade na sua portaria e para as pessoas que trabalham ou moram no seu condomínio.

8. Redução de despesas

Contratar uma empresa terceirizada muitas vezes significa uma redução de custos para a empresa ou condomínio, que antes gastava com salário, benefícios, férias, equipamentos, reposição de pessoal, entre outros.

Ou seja, além de reduzir custos, contratar uma empresa terceirizada também significa diminuir problemas para a sua empresa.

Como fazer uma boa contratação de uma empresa de terceirização?

A melhor forma de fazer uma boa escolha na hora de contratar um serviço de terceirização é pesquisar sobre as empresas que fazem este trabalho.

Muitas delas não possuem um processo seletivo qualificado ou possuem um atendimento muito ruim, o que pode dar muita dor de cabeça se houver um problema no futuro com o eventual funcionário. Avalie sempre também como a empresa lida em casos de falta dos seus funcionários.

Além disso, muitas empresas não pagam seus funcionários terceirizados corretamente e possuem diversas reclamações trabalhistas. Isso demonstra o descaso com o profissional que atenderá diretamente o seu público, o que pode ser ruim se ele estiver insatisfeito com o serviço.

Outra coisa a considerar é o contrato de terceirização de portaria, que precisa contemplar todos os requisitos e peculiaridades da sua empresa. Afinal, este deve ser um serviço personalizado que atenda às suas necessidades.

Por fim, avaliar também se a empresa terceirizada possui algum certificado de qualidade, como o ISO 9001.

Mas fique tranquilo, pois existem muitas empresas que desempenham um excelente serviço de terceirização. Algumas já atuam há vários anos neste ramo, trabalhando para diversos condomínios e empresas.

Isso é bom na hora de avaliar o trabalho delas antes de tomar a sua decisão.

Final

O serviço de terceirização de portarias é uma tendência no mercado porque facilita a vida de muitos administradores de condomínio e síndicos.

Se você estiver em dúvidas sobre terceirizar a sua portaria, leve em consideração todas as vantagens e faça uma pesquisa sobre as empresas prestadoras deste serviço.

Nós da Prompt Serviços atuamos com terceirização de portarias bem antes de isso ser uma tendência no mercado. Há mais de 22 anos atuamos no mercado, o que nos dá uma bagagem gigante sobre este assunto e nos permitiu desenvolver um serviço de extrema qualidade.

Nossos profissionais são selecionados por uma equipe de psicólogas especialistas em recrutamento e seleção. Além disso, cada colaborador passa por um rigoroso treinamento de qualificação antes de atuar em qualquer portaria, garantindo que somente equipes de confiança e qualidade trabalhem para o seu negócio.

Nossos serviços servem para diversos segmentos diferentes, como: condomínios, empresas públicas e privadas, hospitais, escolas, faculdades, academias, indústrias, escritórios, entre outros.

Se tiver interesse em saber mais ou quiser um orçamento, fale com a gente!

Você pode falar conosco através da página de contato ou clicando no botão do WhatsApp no canto da página.

Será um prazer ajudar o seu negócio a crescer.

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu