Abril Verde: a importância da segurança no trabalho

Abril Verde: a importância da segurança no trabalho

Mesmo diante de um cenário repleto de novos desafios como o que se apresenta em 2021, empresas brasileiras aderem ao Abril Verde para reforçar a importância da segurança no trabalho e prevenção de acidentes.

Desde 2014, empresas de todo o país apostam na campanha Abril Verde, proposta pelo Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Paraná, como forma de promover a conscientização sobre a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro.

E não faltam bons motivos para justificar ações com esse foco, já que em 28 de abril se comemora o Dia Mundial da Segurança no Trabalho. 

O Brasil ocupa hoje o 4º lugar no ranking mundial de acidentes deste tipo, com uma média de um acidente fatal a cada 3 horas e 40 minutos. 

De acordo com os dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 a 2018 aconteceram 17.200 falecimentos em razão da atividade laboral. Apesar da queda no comparativo por anos entre 2014 e 2017, em 2018 os números marcaram para 2.022 e continuaram a crescer em 2019.

As máquinas e os equipamentos foram os principais agentes causadores de acidentes, provocando 528.473 registros, além de 2.058 mortes acidentárias notificadas e 25.790 amputações ou enucleações no Brasil, ainda segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho. 

E mesmo que a desaceleração econômica de 2020 e 2021 tenha provocado alguma queda, empresas e governos concordam que os números relacionados a acidentes de trabalho e o que representam para a economia não podem ser ignorados. Por isso, mais uma vez a campanha Abril Verde está em pleno andamento nas instituições – seja no ambiente físico ou virtual. 

Ciente de que a maioria dos acidentes não ocorrem por “acaso” e sim por “descaso” a Prompt não só aderiu mais uma vez ao Abril Verde, como também faz questão de levar informações sobre a sua importância a todos os seus clientes, para estimulá-los a olhar mais atentamente para essa questão.

 

Causas dos acidentes 

De acordo com os especialistas em segurança, os acidentes acontecem por uma série de fatores, em especial o mal uso dos equipamentos de segurança, a falta de concentração do colaborador, falta de segurança ou até mesmo por  problemas de comunicação.

Entre as causas mais comuns estão: 

  • Falta de uso da EPI adequado;
  • Negligência na instrução ao trabalhador;
  • Falta de conhecimento técnico;
  • Atitudes imprudentes;
  • Ausência ou descaso na fiscalização;
  • Não-cumprimento de leis trabalhistas;
  • Negligência aos direitos dos trabalhadores;
  • Falta de manutenção ou reposição de maquinários.

Prevenção e comunicação 

A comunicação tem um papel estratégico na segurança do trabalho, por mais que campanhas como Abril Verde estejam relacionadas a setores específicos ou à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Pouco adianta todas as normas e procedimentos estabelecidos através de inúmeras análises de riscos, reuniões e inspeções de segurança, se estas regras não forem devidamente comunicadas aos colaboradores

Ações de comunicação corretas e implantadas de maneira efetiva são capazes de transformar qualquer cenário incentivando o uso dos EPIs, reforçando informações e treinamentos, dando destaque às sinalizações e promovendo a conscientização, tanto dos gestores, como de cada colaborador.

A comunicação deve ser constante para tornar a segurança do trabalho e o comportamento de prevenção parte da cultura da empresa, fato que não acontece do dia para a noite. 

Ações e engajamento

– Slogan 

– Palestras e Treinamentos online

– Campanhas nas Redes Sociais

– Games e jogos

________________________________________________________________________________________________________________________________

Para conhecer melhor o trabalho da Prompt fale com nossos especialistas. Eles estão à disposição e terão imenso prazer em atendê-lo e ajudá-lo a encontrar as melhores soluções em terceirização e trabalho temporário para sua empresa.

Envie uma mensagem ou deixe seu contato. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
FALE COM O SETOR COMERCIAL
Prompt Serviços
Fale com o setor comercial
Solicitação via formulário Clique e inicie uma chamada telefônica (SP) Clique e inicie uma chamada telefônica (GRU) Clique para iniciar o Chat Online Clique para enviar um e-mail