You are currently viewing 7 dicas na hora de dar feedbacks aos colaboradores

7 dicas na hora de dar feedbacks aos colaboradores

Neste artigo vamos dar 7 dicas na hora de dar feedbacks aos seus colaboradores, para ajudar você a desenvolver essa ferramenta tão importante dentro de sua empresa. Leia até o final e conheça também o nosso livro gratuito sobre Gestão de RH!

O que é Feedback?

Feedback é uma palavra inglesa que significa dar uma resposta para alguém de algo que ela disse ou que ela fez, como forma de avaliação do ato da pessoa.

O feedback é a melhor maneira para você estimular uma comunicação eficiente e saudável dentro das organizações.

É por meio dele que comportamentos são ajustados, processos corrigidos e o alto desempenho de uma equipe é alcançado, deixando tudo alinhado com os objetivos da empresa.

Por isso o feedback é uma importante ferramenta para que todos possam se desenvolver e aprimorar a sua performance, sendo algo essencial para uma equipe, seja ela formada por colaboradores efetivos ou terceirizados.

Dicas na hora de dar feedbacks

Embora muitas pessoas saibam o quão necessário é o feedback, ainda existe a dúvida de como fazê-lo de forma mais eficiente. Por isso nós queremos te ajudar!

Veja agora as 7 dicas na hora de dar feedbacks aos seus funcionários e para sua equipe:

1. Seja rápido

Sempre seja rápido na hora de falar com alguém sobre algo que ela fez ou deixou de fazer.

Não demore muito para fornecer o feedback e falar o que precisa ser melhorado. Se você esperar demais, corre o risco das situações perderem o significado e não fazer mais sentido aquela correção.

2. Seja preciso

Fale sobre os fatos sem enrolações e com precisão. Caso o seu funcionário perceba que você está hesitando com o feedback, ele pode contornar a situação e tomar o controle da conversa, o que não é recomendável.

Mesmo que o feedback seja um diálogo, é importante para o gestor ter o controle da conversa do início ao fim. Por isso, diga exatamente o que foi combinado com a equipe e com o colaborador anteriormente, corrigindo a pessoa caso seja necessário.

3. Ouça mais

Geralmente, as pessoas gostam de falar tudo o que pensam primeiro para depois dar a chance de a pessoa responder. No entanto, aprendemos mais quando ouvimos do que quando falamos.

Por isso, ouça mais seus liderados. Assim, quando for necessário um feedback, seja ele positivo ou não, a receptividade será muito maior por parte do colaborador, pois você realmente terá algo a acrescentar e ouviu aquilo que ele pensava sobre o assunto.

4. Seja empático

Empatia é se colocar no lugar do seu próximo. Ao dar um feedback, procure entender como a outra pessoa se sente e se ela realmente está preparada para ter aquela conversa.

Cada colaborador tem um grau de maturidade diferente e experiências profissionais distintas — incluindo alguns traumas.

Você deve ajustar o seu discurso de pessoa para pessoa, a fim de se fazer entender e ser construtivo para ela, seja o feedback positivo ou negativo.

5. Seja estratégico

Uma excelente tática para dar feedback às pessoas é a “estratégia da casa”.

Você primeiro fala algo positivo sobre ela e seu trabalho — que é a base da conversa. Em seguida, fala sobre os pontos a melhorar e corrige os pontos negativos — que é a estrutura do feedback.

Por fim, você termina fazendo algum elogio e pintando o cenário de melhora na empresa com a mudança de comportamento dessa pessoa — que é o toque final, o telhado.

Elogio, correção e outro elogio. Base, estrutura e telhado, uma casa sólida e completa.

6. Escolha bem as suas palavras

Escolha muito bem as palavras que você vai utilizar em seu feedback. Elas gerarão reações diferentes nas pessoas que você conversará.

E geralmente, são os detalhes que fazem diferença na conversa. Veja alguns exemplos de melhoria que você pode aplicar nos seus feedbacks:

Ao invés de falar “Você é bom negociando, MAS não consegue resultados”, diga: “Você é bom negociando E não consegue resultados”. Mudar a perspectiva da conversa para o sentido de soma fará com que o colaborador perceba que é capaz de interagir com a situação e melhorar seu desempenho.

Ao invés de dizer “Tente fazer isso”, diga: “Por favor, faça isso”. Assim você reforça sua confiança na competência da pessoa.

Ao invés de dizer “Se você concluir tal coisa…”, diga: “Quando você concluir o tal coisa…”. Pelo mesmo motivo da frase anterior, você reforça que acredita no trabalho do funcionário.

Ao invés de dizer “Eu espero que você corresponda às minhas expectativas”, diga: “Eu sei que você vai corresponder às minhas expectativas”.

7. Foque no comportamento

Evite falar do caráter da pessoa. Concentre-se no comportamento dela estritamente no ambiente de trabalho.

Seja claro nos seus apontamentos e deixe abertura para que a pessoa exponha seu ponto de vista. Jamais julgue o colaborador e conduza a conversa como algo construtivo na relação entre líder e liderado. Foque sempre na solução, e não no problema.

Final

Feedback é uma das principais ferramentas na hora de organizar uma empresa, sendo ela fundamental para qualquer estratégia de comunicação interna.

Qualquer pessoa que deseja melhorar e se desenvolver quer receber feedbacks. Se os seus colaboradores têm medo dessas conversas, não tenha dúvidas de que há algo errado com seus feedbacks.

Cabe agora você como o líder se preparar e ajustar sua conversa para que seja algo construtivo para todos, principalmente para o crescimento dos funcionários — que, consequentemente, trará bons resultados também para sua organização.

Se você gostou deste texto, baixe também o nosso E-book RH Estratégico para Terceirização. Ele é essencial para qualquer empresa, fábrica ou condomínio que trabalha com funcionários terceirizados.

 

Ebook RH Estratégico para Terceirização - Baixe Agora

 

Este post tem 6 comentários

  1. Aqui é a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  2. Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  3. Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  4. Aqui é a Solange De Oliveira, gostei muito do seu artigo
    tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  5. Demetrius

    Hello, all is going sound here and ofcourse every one is
    sharing information, that’s genuinely excellent,
    keep up writing.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.